Onde encontrar conversor AC DC?
Automação Industrial

Onde encontrar conversor AC DC?

O conversor AC DC (dispositivo também conhecido como inversor) é um equipamento utilizado para obter energia AC (corrente alternada) de fontes DC (corrente direta).

Seu uso é bastante comum, por exemplo, para a distribuição de energia elétrica em dispositivos diversos — painéis solares ou mesmo baterias são situações mais frequentes.

Quer ver um exemplo simples disso no dia a dia? O conversor é o dispositivo que permite — por meio dos seus circuitos e componentes eletrônicos — transformar a energia DC de pilhas e baterias em energia alternada (AC), seja na tensão de 127 V ou de 220 V.

Por isso, neste post vamos explicar para que serve um inversor de corrente e também apontar os motivos para considerar o investimento em um bom conversor AC DC. Confira!

Como funciona um conversor AC DC?

Acima, explicamos que o conversor AC DC é usado para obter energia que derivam de outras fontes — da corrente direta para a corrente alternada, neste caso.

Para tanto, vale entender como funciona esse tipo de produto: toda a ideia gira em torno de converter a tensão DC para um tipo de tensão pulsante, uma vez que transformadores não desempenham por meio de tensão contínua. Com isso, o inversor é utilizado para servir de intermediário nesse processo de conversão de energia elétrica em fluxo magnético.

Existe, também, uma bobina que é atravessada por um fluxo magnético variável, e cujo processo ajuda a formular uma eletromotriz nela. Com isso, também produz-se uma força contrária àquela que a originou, em primeiro lugar. 

 

Principais componentes do conversor AC DC

Um conversor AC DC convencional é formado a partir de um circuito que é conhecido como denominado oscilador de potência. Por meio dele, além da bobina que citamos acima, ocorre a conversão de tensão contínua por tensão pulsante, e que será posteriormente enviada a um transformador.

Leia também: Inversor para energia solar: on grid, off grid ou híbrido? Conheça!

Quando usar conversor AC DC? Conheça suas aplicações

Inicialmente, o conversor AC DC passou a ser necessário quando mais equipamentos eletrônicos adquiriram versatilidade em ambientes industriais, comerciais e residenciais.

Um dos primeiros exemplos domésticos desse tipo de aplicação se deu com a chegada de portáteis elétricos que eram usados em áreas externas, como acampamentos e outros locais sem acesso à rede de distribuição elétrica convencional.

Popularmente, esses aparelhos são disponibilizados em correntes que variam entre 127 V e 220 V. Daí, o uso do inversor AC DC para auxiliar a conectar os produtos à rede disponível, mas que é originalmente possui outra tensão.

Vamos entender isso por meio de outro exemplo prático e que já enxergamos de maneira ampla no cotidiano? As luminárias de emergência.

Normalmente, esses dispositivos portáteis são alimentados por uma bateria de 12 Vcc. Contudo, assim que a falta de energia na rede elétrica ocorre, o circuito conversor do produto entra em ação e converte, em tempo real, esses mesmos 12 Vcc para corrente alternada (AC) de 110 V ou 220 V, conforme a necessidade. E, assim, temos energia que vai abastecer as lâmpadas em modo emergencial.

Vantagens e desafios de usar conversor AC DC

Um dos principais pontos a levar em consideração, com o conversor AC DC, é que ele é incapaz de produzir energia elétrica por si só, ele apenas transforma-a de acordo com as características inerentes de origem e de destino.

A parte interessante disso tudo é que você não perde energia nesse processo de conversão. Então, trata-se de um produto que é fundamentalmente efetivo. Mas vale a pena ficar de olho em três outros aspectos em relação ao inversor.

Reatância

O primeiro ponto é a reatância. Pois, como havíamos destacado, a fluidez da eletricidade através de um cabo cria um campo eletromagnético contrário à tensão em passagem.

Quando ocorre a transmissão de eletricidade em corrente alternada, ela perde energia nessa conversão tanto em resistência quanto em reatância. Agora, a energia em DC nunca muda de direção, então não está sujeita a essa perda de energia acima citada.

Resistência

Cabos, em geral, tendem a ser menos resistentes quando estão em corrente contínua para enviar energia através deles. Daí, a consideração nesse fator para a conversão, uma vez que o cabeamento pode oferecer menos resistência do que o valor médio exigido para percorrer toda a distância em transmissão alternada.

Transformação de tensão

A eletricidade AC tem uma peculiaridade interessante — uma vantagem, até, comparando-a com a DC —, que é possibilidade de conversão de alta para baixa tensão.

Assim, o conversor AC DC tem grande valia no processo, considerando que é esse tipo de dispositivo que ajuda a reduzir a tensão da eletricidade enquanto ela percorre todos os fios condutores da cidade (por exemplo, da rede elétrica) até chegar aos seus respectivos destinos.

No próprio país, a eletricidade é enviada ao usuário em diferentes tensões, como falamos anteriormente: 127 V (popularmente conhecida como 110 V) ou 220 V. Esses são os mais comuns, embora ainda exista outro tipo de tensão, que é a de 380 V, mas tem aplicação em poucas regiões do Brasil.

Onde encontrar conversor?

Quando falamos em conversor AC DC, conhecer os detalhes do produto é crucial para criar um vínculo seguro e eficiente para os seus equipamentos. Justamente por isso, a sua busca por inversores de frequência de qualidade deve ser feita com planejamento e alinhamento às suas necessidades.

Onde encontrar conversor

Foto: Inversores de frequência GD-100-PV Solar

 

Procure por empresas que são referência no mercado, entendem o perfil da sua empresa e a realidade do seu dia a dia para oferecer soluções flexíveis, mas que atendam especificamente o núcleo do seu problema e/ou objetivo a ser solucionado.

E se quiser complementar ainda mais os seus conhecimentos, a partir de tudo o que vimos aqui a respeito do conversor AC DC, dê uma navegada em nosso blog! Certamente, você vai encontrar novas respostas para aquilo que está à procura!

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também