Como garantir a melhor performance nos motores de passo?
Automação Industrial Dicas para projetos

Como garantir a melhor performance nos motores de passo?

Os motores de passo ainda são muito usados nas indústrias. Trata-se de um equipamento eletromecânico que transforma pulsos de energia elétrica em movimentos discretos. Quando os pulsos são empregados na sequência certa, o motor gira em passos.

A rotação dele está diretamente relacionada com os pulsos elétricos. A frequência com que os pulsos são enviados definem a velocidade do motor. A quantidade de pulsos determina o total de voltas do eixo. E quem controla os pulsos que são enviados ao equipamento é um dispositivo chamado driver.

Quer saber mais? Veja como é possível assegurar a melhor performance nos motores de passo!

Use a performance nos motores de passo para movimento controlado

Um equipamento oferece melhor desempenho em atividades para as quais foi efetivamente desenvolvido. Em outras aplicações, ele pode oferecer um desempenho inferior.

O motor de passo pode ser usado onde é necessário o controle do ângulo de rotação, da posição, da velocidade, do sincronismo.

O seu modo de funcionar garante que ele alcance com eficiência uma quantidade grande de aplicações, como:

  •         máquinas de corte a plasma;
  •         routers CNC;
  •         máquinas de corte a laser;
  •         rotuladoras autoadesiva;
  •         rotuladoras sleeve;
  •         máquinas de serigrafia;
  •         máquinas Hot Stamp;
  •         dosadores por rosca;
  •         controladores de válvulas;
  •         braços manipuladores;
  •         mesas de posicionamento;
  •         atuadores lineadores;
  •         envases;
  •         bombas peristálticas.

Respeite as relações de inércia

Outra dica para melhorar a performance nos motores de passo é analisar as relações de inércia. Quanto menor for a relação de inércia entre o sistema e o motor, a efetivação dos movimentos será mais precisa. A relação da inércia do sistema pela inércia do motor não pode ser maior que 50 para aplicações de baixa dinâmica.

No caso de movimento de dinâmica mais alta, o correto é que a relação fique próxima de 1.

Para reduzir a inércia refletidas pelos motores, recomenda-se o uso de redutores planetários.

performance nos motores de passo

Use ligações em paralelo para maiores velocidades

Os motores de passo podem ser de 4, 6, 8 ou mais fios.

Os motores de 4 fios são ligados somente em bipolar série. Os motores de 6 fios são mais versáteis, podendo ser ligados em unipolar ou bipolar série. Já os de 8 fios são ainda mais dinâmicos, podendo ser ligados em unipolar, bipolar série e bipolar paralelo.

As ligações em paralelo permitem maiores velocidades por causa da indutância menor nas bobinas.

Cuidado com o modo de acionamento das bobinas

A ressonância é um problema que ocorre quando o controle das bobinas não é o mais adequado. Esse controle irregular gera a oscilação e o aquecimento delas, fazendo com que percam os passos e prejudique a performance nos motores de passo.

Para que não ocorra esse contratempo, vale a pena evitar o método de acionamento das bobinas conhecido como Full-Step Simples. Na verdade, cada modo de acionamento tem suas vantagens e desvantagens.

O Full-Step Simples, ou passo completo, é considerado o método mais simples de todos. As bobinas do motor são induzidas individualmente com campo magnético de polo sul.

A indução faz que o polo norte do ímã (integrado ao rotor) permaneça alinhado com a bobina induzida. Assim, ocorrerá o giro do rotor, com as bobinas ativadas em sequência, seja em sentido horário, seja em sentido anti-horário.

Os outros dois métodos de funcionamento do motor de passo são:

  •     passo completo ou Full-Step com duas bobinas: difere do primeiro porque utiliza duas bobinas para cada passo (o torque aumenta e há mais gasto de energia, mas a velocidade permanece a mesma);
  •    meio passo ou Half-Step: dobra a quantidade de passos em comparação com os métodos anteriores, permitindo maior precisão no controle (oferece um torque maior que no Full-Step Simples e menor que no Full-Step com duas bobinas, consome mais energia que ambos e tem a menor velocidade entre os três).

Essas são algumas formas de melhorar a performance nos motores de passo. O segredo é conhecer a fundo seu funcionamento e as aplicações ideais.

Gostou do texto? Então, conheça os produtos da Kalatec Automação e continue acompanhando o nosso blog!

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também