Como ganhar dinheiro com impressora 3D: 10 ideias super lucrativas
Dicas para projetos

Como ganhar dinheiro com impressora 3D: 10 ideias super lucrativas

Uma renda extra sempre vai bem, não é mesmo? Além de um hobby bem legal, você sabia que a impressão 3D pode ser monetizada, de maneira simples, e sem a necessidade de conhecimentos avançados? 

Com uma boa dose de criatividade, baixo investimento inicial e dedicação, dá para ter a sua própria gráfica rápida ou uma mini fábrica. Isso mesmo: use essa tecnologia com forte potencial de crescimento a seu favor, adotando-a como uma verdadeira ferramenta de trabalho! 

Sem mais delongas, leia este artigo até o final e descubra como ganhar dinheiro com impressora 3D!

Como ganhar dinheiro com impressora 3D? 10 ideias para começar

Para lucrar com objetos criados em uma impressora 3D, é importante pesquisar tendências, definir um segmento que deseja atuar e o público que pretende alcançar. 

Existem várias áreas do mercado que podem ser exploradas. Encontre a sua favorita e que faça mais sentido para você.

1. Personalização de produtos

Produtos ou brindes promocionais estão sempre em alta, pois as empresas desejam oferecer a seus clientes itens personalizados, para ampliar a sua visibilidade.

Use as ferramentas de modelagem 3D para criar peças exclusivas, como mascotes, letreiros e troféus criativos; e úteis, como chaveiros, porta-objetos e itens de home office (organizadores de cabos; suportes para aparelhos).

Entre as vantagens desse segmento, destacamos que ele tem demanda o ano inteiro e que os empresários sabem da importância dos itens personalizados para a estratégia de seus negócios. 

Segundo a pesquisa “O mercado live em números”, da Ampro (Associação de Marketing Promocional), 88% das empresas entrevistadas investem em campanhas promocionais, que incluem a oferta de brindes.

2. Projetos de arquitetura e engenharia

Arquitetos e engenheiros regularmente estão em busca de inovação e recorrem a protótipos e maquetes em 3D para apresentarem seus projetos, agregando valor aos mesmos e guiando a execução de obras.

Eis aí uma boa oportunidade para aproveitar, suprindo a necessidade desses profissionais.

A tecnologia de manufatura aditiva é ideal nesse caso, pois oferece precisão, facilidade de edição e modificação, e rapidez na confecção dos objetos tridimensionais baseados em modelos digitais.

Assim, o trabalho manual complexo e demorado é substituído pela praticidade da impressão 3D.

3. Criação de utensílios de cozinha

A partir da pandemia, as pessoas começaram a passar mais tempo na cozinha, seja por prazer ou necessidade. Na TV, são inúmeros os programas de culinária, reforçando o quanto o brasileiro gosta de botar a mão na massa. E, por que não apostar na venda de produtos para esse público?

Use uma máquina 3D para imprimir copos medidores, espremedores de laranja ou de alho, talheres, abridores de frascos, porta-temperos, organizadores de latinhas, cortadores de biscoito, quebradores de ovos, enfim, o que a imaginação mandar.

4. Criação de itens para decoração

Há alguns anos, vem aumentando o interesse por decoração de ambientes. Segundo pesquisa da Nuvemshop, publicada pelo Moneytimes, o setor de casa e decoração cresceu 300%, entre 2019 e 2021. Ou seja: esse é mais um nicho interessante para investir.

Para chamar a atenção do consumidor, produza peças criativas, seguindo as tendências do mercado. Dá para fazer: quadros, ímãs de geladeira, vasos, enfeites, luminárias, porta-retratos e muito mais.

Se você curte design, é possível criar seus próprios desenhos de peças e aceitar encomendas personalizadas – o que valoriza e eleva o preço de venda do item.

impressora 3D preta

5. Produção de miniaturas colecionáveis

Já viu por aí bonequinhos que representam personagens de filmes, séries, quadrinhos e games? São Action Figures, miniaturas colecionáveis muito desejadas por amantes do entretenimento.

Na Internet, há muitos modelos prontos para download e impressão 3D, o que facilita bastante a sua produção. Porém, fique atento aos copyrights, respeitando-os sempre.

Essas pequenas estátuas têm tamanhos e materiais diferentes, e algumas têm articulações e são acompanhadas de acessórios. São objetos ricos em detalhes, exigindo um bom acabamento – o que é essencial para atrair os consumidores colecionadores.

6. Produção de acessórios de moda

As inovações tecnológicas também estão presentes no mundo da moda e devem ter seu uso ampliado nos próximos anos. Para você, que quer saber como ganhar dinheiro com impressora 3D, esse mercado é outra boa pedida.

Customize produtos por meio da manufatura aditiva: faça bijuterias, calçados, bolsas e até peças de roupas.

Inspire-se na prática de grandes marcas, que permitem que o cliente escolha o modelo que mais o agrada, personalizando-o e informando suas medidas. 

Transforme o pedido em um arquivo digital e faça a impressão 3D. O resultado é um produto exclusivo – o que é muito apreciado pelos fashionistas.

7. Criação de itens de odontologia

A odontologia também tem se beneficiado da impressão 3D, facilitando o trabalho dos dentistas e oferecendo um tratamento diferenciado e com mais qualidade para os pacientes.

Moldes impressos por meio da manufatura aditiva podem substituir perfeitamente os modelos em gesso, trazendo mais praticidade para esse tipo de procedimento e possibilitando estudos, análises e testes. 

Os materiais mais utilizados neste setor são a porcelana, o policarbonato, a safira e a resina para impressão 3D.

A tecnologia pode ser empregada em diversas aplicações, como: restaurações, próteses, confecção de implantes, fabricação de alinhadores, etc.

8. Impressão de peças para drones e aeromodelos

A comunidade de apaixonados por drones e aeromodelos é grande e está sempre em busca de peças de reposição e acessórios para dar um upgrade.

A impressão 3D possibilita a personalização de itens, fabricação e venda de modelos próprios, rodas, hélices, suportes, além de componentes que já não são mais produzidos.

Esse tipo de modelagem é um pouco mais desafiador, porém, existem muitos fóruns, tutoriais online e softwares – como o CAD – para te ajudar nessa missão.

9. Impressão de produtos médicos

Para auxiliar os cuidados com a saúde, podem ser fabricados com uma impressora 3D: material hospitalar, como penicos, comadres e lixeiras; máscaras de proteção facial (face-shields); brinquedos antiestresse; placas em braile; talas de imobilização; gessos personalizados; etc.

A tecnologia promete grandes avanços nessa área e está na mira de importantes projetos, que já resultaram em próteses de baixo custo, modelos para preparação pré-cirúrgica, réplicas de órgãos e muito mais.

10. Oferta de cursos de capacitação

Se você se dá bem com a manufatura aditiva e já acumulou conhecimento sobre esse assunto, por meio de estudo, pesquisa e experiência prática, pode criar o seu próprio curso de capacitação e lucrar com isso.

Afinal, o mercado da impressão 3D está em alta e assim deve continuar, pois ele traz verdadeiras soluções para o nosso dia a dia, em muitas áreas, e o seu acesso está se democratizando cada vez mais.

Compartilhe o que você sabe sobre criação e impressão de objetos tridimensionais, capacitando outras pessoas que têm interesse nessa tecnologia.

Bônus: saiba como fazer uma impressora 3D

Se você chegou até aqui, é porque sabe que realmente dá para ganhar dinheiro com impressora 3D. Por isso, aqui vai mais uma ideia de presente: faça a sua própria máquina!

Fabricar esse tipo de equipamento não é tão complicado e não exige conhecimentos avançados. 

Primeiro, pesquise os tipos existentes, para definir a melhor opção para você. Adquira os componentes necessários, como motores de passo, sem e com fuso esferas, guias, estrutura e peças eletrônicas com bons fornecedores.

Faça a montagem, a configuração e inicie as impressões baseando-se em tutoriais gratuitos online. Neste artigo, tem muita dica boa. 

banner Kalatec para motor de passo

Conclusão

Viu como dá para usar a tecnologia a nosso favor? 

Este conteúdo teve o objetivo de demonstrar o quanto a impressão 3D pode ser uma boa fonte de renda extra ou, até mesmo, a renda principal para qualquer pessoa que esteja disposta a fazer um investimento nesta atividade promissora.

Para ser bem-sucedido, é fundamental pesquisar e estudar bastante, observando as tendências de mercado para aproveitar e suprir demandas de nichos específicos, como os que citamos no texto.

Esperamos que tenha gostado desse conteúdo! E, se precisar de equipamentos para compor a sua impressora 3D, conte com a Kalatec – há mais de três décadas oferecendo os melhores produtos de automação no Brasil.

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também