Quer uma dica de como especificar corretamente o fuso de esferas?
Dicas para projetos

Quer uma dica de como especificar corretamente o fuso de esferas?

Como especificar fuso de esferas ? 

Especificar corretamente  é sem dúvida fundamental para o sucesso da aplicação do produto em projetos de máquinas. O usuário, o projetista não têm obrigação nenhuma de saber especificar corretamente o fuso de esferas. A especificação correta deve ser feita por empresas especialistas e uma escolha errada pode custar caro ao projeto.

De uma maneira bem simples, baseado na experiencia de mais de 30 anos de mercado, a Kalatec quer lhe dar uma dica simples e  segura para o  seu próximo projeto:

Baixe o catálogo de fuso de esferas  e análise as colunas Carga Estática e Carga Dinâmica.

Tabela de carga do fuso de esferas

Capacidade de Carga Dinâmica e Estática dos Fuso de Esferas

Para o conjunto de fuso de esferas SFNU1605 a capacidade dinâmica (Ca) é de 1.380 Kgf e Capacidade de Carga Estática (Coa) é 3.052 Kgf.

Importante definir que capacidade carga estática é a força máxima que o conjunto fuso de esferas suporta após a deformação mecânica elástica. Esse valor é obtido em laboratórios com análise estatística da amostragem submetida aos testes. Chama-se estática pois o fuso está parado ou em velocidade menor de 10 rpm, já a Capacidade de Carga Dinâmica é obtida em ensaios com o fuso em movimento.

Consulte sempre a tabela de carga dinâmica do catalogo

A dica que não é 100% segura, pois existem variáveis como fixação, velocidade, sentido e comprimento,mas é válida para mais de 80% das aplicações (Lei de Pareto) é a escolha do fuso de esferas com a Capacidade de Carga Dinâmica 10X maior do que a carga aplicada.

Na prática Isso significa que um fuso de esferas 1605 na vertical com carga de tração suportará uma carga de 130Kg a um milhão de revoluções sem fadigar. Isso é válido para análise de carga mas lembre para a boa performance do fuso de esferas é necessário operá-lo abaixo da velocidade crítica, mas isso é um outro bate-papo.

Em seu próximo projeto consulte e adquira Fusos de Esferas com a Kalatec Automação:  30 anos de mercado um time técnico de alta competência, reconhecida como fornecedor TOP FIVE 2019/2020 pela Thomas Register (NEI).

Baixe agora o catálogo de fuso de esferas kalatec: https://info.kalatec.com.br/catalogo-fuso-esferas

 

Quer saber mais? Assista Webinars Kalatec  e aprenda sobre como especificar corretamente o fuso de esferas e muito mais.

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também