O controlador lógico programável ou CLP é um dos elementos mais importantes da automação industrial. Ele atua para definir como toda a estrutura deve funcionar, quais movimentos realizar e em qual momento. Portanto, a decisão correta influencia no sucesso do uso dos recursos.
Ao mesmo tempo, há diversas oportunidades disponíveis no mercado, o que significa que a escolha não é automática. Ao considerar os critérios certos, dá para seguir pelo caminho adequado para as suas necessidades.
Na sequência, veja como escolher um CLP para sua aplicação e tenha a alternativa ideal para as suas demandas.
Para aproveitar todo o potencial desse elemento, é indispensável que ele seja simples de usar e de consolidar os resultados esperados. Afinal, somente desse jeito é possível garantir que toda a estrutura esteja adequada e de acordo com as necessidades.
Para que não surjam dificuldades imprevistas, avalie se o software de programação é intuitivo. Quanto mais simples ele for de usar, menores são as chances de erros e melhor é o aproveitamento dos recursos. Porém, fique de olho, pois ser intuitivo não significa ser básico ou com poucas funções.
Uma das propostas desse controlador programável é executar a programação de aspectos específicos do sistema. Com isso, é possível regular certas condições, manter a segurança e garantir os bons resultados.
Na escolha de um CLP, veja se dá para controlar a temperatura e a célula de carga, por exemplo. Avalie quais são os sensores utilizados e se eles funcionam dentro do previsto. Veja, ainda, se o uso incluirá servo motores ou motores de passo, de modo a escolher saídas a transistor de alta frequência.
Essa análise é uma das mais importantes e exige bastante cuidado para que a decisão seja adequada. Ter um bom planejamento sobre o funcionamento do sistema, inclusive, é essencial para conferir qual alternativa se encaixa em cada situação.
Uma das qualidades essenciais desse componente é a capacidade de estabelecer bons canais de comunicação. Eles podem ser conectados a uma interface homem-máquina (IHM), a outros controladores e dispositivos diversos de entrada e saída.
Para fazer a melhor escolha, veja quais são as possibilidades de troca de informações e quais os protocolos utilizados. Para conquistar uma boa integração, é essencial contar com os protocolos mais comum com MODBUS e adequados a outros componentes como Modbus-TCP-IP , Ethernet ou rede CANOpen.
Em muitos aspectos, um CLP se parece com um computador tradicional. Entre esses pontos, está a questão da memória. Ela representa a capacidade de processamento e disponibilidade e deve ser selecionada de acordo com as necessidades específicas.
Um controlador com 8K de memória, por exemplo, terá cerca de metade da capacidade de um com 16K. Então, é preciso recorrer à alternativa que oferece eficiência, disponibilidade e rapidez. Ao mesmo tempo, tome cuidado para não escolher algo com uma característica acima do necessário, pois isso leva ao desperdício de recursos.
O CLP é um item essencial para a automação e deve ser escolhido corretamente. Com esses critérios, é possível selecionar a alternativa adequada para a sua aplicação!
Para estar sempre por dentro das novidades sobre automação, curta nossa página no Facebook!