Como escolher um CLP para minha aplicação?
Automação Industrial

Como escolher um CLP para minha aplicação?

Escolha o CLP certo para a sua aplicação

O controlador lógico programável ou CLP é um dos elementos mais importantes da automação industrial. Ele atua para definir como toda a estrutura deve funcionar, quais movimentos realizar e em qual momento. Portanto, a decisão correta influencia no sucesso do uso dos recursos.

Ao mesmo tempo, há diversas oportunidades disponíveis no mercado, o que significa que a escolha não é automática. Ao considerar os critérios certos, dá para seguir pelo caminho adequado para as suas necessidades.

Na sequência, veja como escolher um CLP para sua aplicação e tenha a alternativa ideal para as suas demandas.

Confira se o software é intuitivo e de fácil manipulação

Para aproveitar todo o potencial desse elemento, é indispensável que ele seja simples de usar e de consolidar os resultados esperados. Afinal, somente desse jeito é possível garantir que toda a estrutura esteja adequada e de acordo com as necessidades.

Para que não surjam dificuldades imprevistas, avalie se o software de programação é intuitivo. Quanto mais simples ele for de usar, menores são as chances de erros e melhor é o aproveitamento dos recursos. Porém, fique de olho, pois ser intuitivo não significa ser básico ou com poucas funções.

Avalie quais são os controles essenciais do CLP

Uma das propostas desse controlador é executar a programação de aspectos específicos do sistema. Com isso, é possível regular certas condições, manter a segurança e garantir os bons resultados.

Na escolha de um CLP, veja se dá para controlar a temperatura e a célula de carga, por exemplo. Avalie quais são os sensores utilizados e se eles funcionam dentro do previsto. Veja, ainda, se o uso incluirá servo motores ou motores de passo, de modo a escolher  saídas a transistor de alta frequência.

Essa análise é uma das mais importantes e exige bastante cuidado para que a decisão seja adequada. Ter um bom planejamento sobre o funcionamento do sistema, inclusive, é essencial para conferir qual alternativa se encaixa em cada situação.

CLP

Conheça quais são os protocolos para troca de informações

Uma das qualidades essenciais desse componente é a capacidade de estabelecer bons canais de comunicação. Eles podem ser conectados a uma interface homem-máquina (IHM), a outros controladores e dispositivos diversos de entrada e saída.

Para fazer a melhor escolha, veja quais são as possibilidades de troca de informações e quais os protocolos utilizados. Para conquistar uma boa integração, é essencial contar com os protocolos mais comum com MODBUS e adequados a outros componentes como Modbus-TCP-IP , Ethernet ou rede CANOpen.

Confira qual é a memória disponível

Em muitos aspectos, um CLP se parece com um computador tradicional. Entre esses pontos, está a questão da memória. Ela representa a capacidade de processamento e disponibilidade e deve ser selecionada de acordo com as necessidades específicas.

Um controlador com 8K de memória, por exemplo, terá cerca de metade da capacidade de um com 16K. Então, é preciso recorrer à alternativa que oferece eficiência, disponibilidade e rapidez. Ao mesmo tempo, tome cuidado para não escolher algo com uma característica acima do necessário, pois isso leva ao desperdício de recursos.

O CLP é um item essencial para a automação e deve ser escolhido corretamente. Com esses critérios, é possível selecionar a alternativa adequada para a sua aplicação!

Para estar sempre por dentro das novidades sobre automação, curta nossa página no Facebook!

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também