Automação industrial: como criar telas de IHM ágeis e funcionais
Dicas para projetos

Automação industrial: como criar telas de IHM ágeis e funcionais

Criar Telas de IHM é um quesito para uma automação industrial de qualidade. Não basta utilizar os melhores equipamentos ou elaborar um bom projeto. É preciso pensar em formas de garantir a interação entre as pessoas e os dispositivos eletrônicos. Isso é possível por meio da interface homem-máquina (IHM).

As telas desse tipo devem ter as características adequadas, já que devem ser fáceis de usar e práticas de acionar. Ao mesmo tempo, têm que ser funcionais e atender a certos requisitos.

Para que não restem dúvidas, veja como criar boas telas de IHM e conquiste os melhores resultados com a automação industrial!

Opte por IHMs Touch Screen de alta resolução

Antes mesmo de pensar na programação ou na estrutura, é válido considerar os dispositivos utilizados. Nesse sentido, vale a pena dar prioridade à tela sensível ao toque. É uma das modalidades mais simples de interagir, além de ser bem aceita atualmente.

O importante é que a tela touchscreen traga uma boa resolução. Normalmente, as IHMs (interface homem-máquina) de 4,3″ oferecem 480 x 272 pixels; e já é possível construir uma interface que atende às necessidades de aplicação.

Outra boa proposta é investir em um monitor panorâmico. As telas widescreen são cada vez mais comuns na automação industrial, pois entregam bom aumento na proporção, incrível visualização e ganho em produtividade Escolha telas coloridas, com mais de 65 mil cores, para a melhor qualidade de seu projeto.

Selecione o tamanho ideal de tela

Além disso, é preciso pensar no tamanho da interface dentro de seu projeto de automação industrial. Se você pensa em criar tabelas e proporcionar múltiplas telas, o menor tamanho recomendado será de 7″. Mas se o projeto comportar uma IHM de 10″, o resultado será muito mais clean. Naquelas aplicações cujas interações são pouco variáveis e apenas se pretende ler ou escrever dados, sem muitas interações, as IHMs de 4,3” são perfeitas e muitas vezes até uma simples interface de texto pode ser funcional.

A de monitoramento apresenta, justamente, um acompanhamento básico, com uma supervisão de certos aspectos sobre o sistema. Para escolher, é preciso definir o que se encaixa em cada situação e aplicação.

automação industrial

Pense no volume de informações da automação industrial

Outro aspecto importante é que as telas de IHM devem ser práticas e diretas ao ponto. Já que a intenção é que sejam ágeis, sem que percam funcionalidade, é necessário que não surjam dúvidas ou dificuldades sobre as informações geradas.

Nesse sentido, vale analisar o volume desses dados. Não apenas para definir o tamanho da tela, mas para garantir que a memória da IHM seja suficiente para o bom armazenamento do programa, gráficos e tabelas.

Tenha cuidado com interfaces de baixo processamento gráfico, já que isso pode prejudicar a performance de projetos mais robustos. Somente dessa maneira será possível garantir que as informações sejam processadas rapidamente, sem criar nenhum delay no processo do controle da automação.

Defina a configuração ideal para as telas de interface

Não menos importante, é preciso estabelecer como deve ser feita a configuração das interfaces, de acordo com cada aplicação. Na automação industrial, a IHM pode ser usada para monitorar alarmes, dar feedback sobre condições, acionar tarefas e assim por diante. Se for o caso, ela pode até se conectar a um CLP para garantir integração.

Ao criar telas de ihm, pense em qual será o uso e quais são os elementos cruciais. Além disso, defina quais são os aspectos essenciais para o usuário, como a cadência de informações. Coloque-se no lugar do usuário para entender o posicionamento e as demais qualidades de interface.

Uma IHM ágil e funcional torna a automação industrial ainda melhor, mais robusta e eficiente. Por isso, utilize essas dicas e não deixe de contar com uma empresa especializada para potencializar o desempenho.

Não quer perder nenhuma novidade ou orientação sobre automação? Curta nossa página no Facebook e esteja sempre por dentro! 

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também