Como criar interfaces homem máquina amigáveis?
Dicas para projetos

Como criar interfaces homem máquina amigáveis?

A automação é um dos componentes da Indústria 4.0 e inclui o uso de diversos dispositivos eletrônicos. A intenção é obter rapidez, eficiência e consistência de atuação. Para alcançar esses resultados, é preciso pensar na integração de recursos e, inclusive, na usabilidade. Portanto, interfaces homem máquina são indispensáveis.

Esse ponto de interseção permite que as pessoas deem “ordens” ao sistema e possam conquistar as funções desejadas. Para favorecer a utilização, é interessante que elas sejam amigáveis e fáceis de serem aplicadas.

Como a criação tem tudo a ver com o sucesso da automação industrial, descubra como elaborar interfaces homem máquina amigáveis e veja quais pontos considerar.

Entenda qual é o fluxo de ações do sistema

Para começar o desenvolvimento desses elementos, é essencial conhecer como é o fluxo de ações dentro do sistema. A intenção é compreender qual é a lógica por trás de certos comandos e qual é o impacto desejado.

Pense, por exemplo, em um processo de configuração da etapa produtiva. Caso seja necessário fazer tomar decisões sobre o tipo de execução e sobre os produtos, o ideal é que a interface apresente uma escolha por vez, de forma sequencial. Assim, é possível exercer o controle da melhor maneira, sem prejudicar a facilidade de utilização, por exemplo.

Valorize a simplicidade de interfaces homem máquina

Por falar nisso, recursos amigáveis são aqueles que potencializam a interação entre o operador e os elementos automatizados. É preciso pensar em meios de tornar a navegação adequada, já que o objetivo é não perder tempo e garantir total eficiência.

interfaces homem máquina

Para elaborar interfaces homem máquina amigáveis, opte por um visual simples, intuitivo e que conduza a atuação de cada pessoa. Evite o excesso de ícones e funções e não se preocupe apenas com a estética. O direcionamento principal tem a ver com a facilidade de uso do sistema de automação industrial, então leve isso em consideração.

Inclua o usuário final no desenvolvimento

Além dessas recomendações, é indispensável contar com a participação de quem vai utilizar a interface homem máquina. Se o recurso será usado por controladores da linha de produção, é interessante que eles estejam envolvidos com o desenvolvimento.

A colaboração de quem é “afetado” pelo processo faz a diferença para conquistar feedbacks relevantes e que ajudem a obter o melhor resultado. Ao avaliar esse retorno, as chances de erros diminuem e é possível aproveitar o recurso da maneira ideal.

Realize uma avaliação de resultados de aplicação

Depois de desenvolver as interfaces homem máquina, é preciso verificar os resultados consolidados. A intenção é considerar quais são impactos na utilização do sistema e se o desempenho esperado foi realmente alcançado.

Esse acompanhamento é fundamental porque, em algumas situações, o uso de uma função ou de certo elemento é diferente do que foi planejado. Também é um meio de realizar ajustes finos para potencializar a usabilidade e o fato de ser amigável. Portanto, a adoção de métricas e indicadores é recomendado para direcionar essa abordagem.

A elaboração de interfaces homem máquina que sejam amigáveis é essencial para ampliar os resultados da automação industrial. Com essas orientações, é possível obter o melhor desempenho com o uso dos recursos.

Para ficar por dentro de todas as novidades, acompanhe nossas postagens no Facebook, LinkedIn e Youtube!

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também