Como comprar os produtos de automação certos vai te fazer economizar dinheiro ao automatizar sua fábrica
Automação Industrial Dicas para projetos

Como comprar os produtos de automação certos vai te fazer economizar dinheiro ao automatizar sua fábrica

A automação industrial já é uma realidade para muitas empresas. Por mais que, no Brasil, os projetos ainda estejam engatinhando, o interesse pela Indústria 4.0 só aumenta. Nos próximos anos, o movimento de digitalização e automação tende a crescer. Então, começar a pensar nas suas soluções desde agora é o ideal, o que inclui adquirir os produtos de automação adequados.

Contudo, muitos empreendedores, com o objetivo de economizar, deixam a qualidade de lado na hora da escolha. O que não percebem, nesses casos, é que investir na compra ajuda a evitar gastos no futuro e melhora os resultados.

Para entender como isso é possível, descubra por que escolher os produtos de automação certos vai potencializar a economia da sua fábrica.

As chances de erros e incompatibilidades são menores

Um dos grandes problemas de comprar itens de procedência ou qualidade duvidosa é que há o risco de eles não funcionarem. Ou seja, a sua indústria adquire todos os componentes, executa o projeto, faz os testes e, na hora crítica, os elementos não respondem como deveriam.

Mesmo quando funcionam, há possíveis dificuldades associadas. O transporte de carga pode não acontecer do jeito esperado, bem como outros erros se consolidam. Para piorar, há o risco de incompatibilidade entre elementos.

Tudo isso gera paradas de produção, desperdício de recursos e necessidade de retrabalho. Com a compra certa, o quadro é evitado e dá para economizar dinheiro ao deixar o processo mais enxuto.

A eficiência e a produtividade alcançam níveis máximos

Com os produtos de automação certos, é possível criar a melhor composição e que é capaz de atender aos objetivos específicos do negócio. Isso garante, principalmente, um aumento da produtividade. Afinal, com a automação, muitas tarefas repetitivas são substituídas e se tornam mais ágeis.

produtos de automação

Há, ainda, um ganho quanto à eficiência. Além de rapidez, existe um ganho quanto ao alcance dos objetivos estratégicos. Isso torna a fábrica potente e capaz de atender à demanda prevista pelo mercado. Com maior produtividade, os resultados de lucratividade se elevam.

A qualidade aumenta com os produtos de automação corretos

Como visto, ter os itens certos ajuda a diminuir os riscos de erros e problemas diversos. Desse modo, existe um atendimento aos padrões especificados de produção. Na prática, significa dizer que a sua fábrica é capaz de atender aos padrões de qualidade, mesmo com boa parte das tarefas automatizadas.

Trata-se de algo muito importante, porque influencia a experiência dos clientes e as parcerias firmadas com as empresas. Ao entregar elementos com mais qualidade, a satisfação aumenta e o posicionamento do empreendimento no mercado se torna diferenciado. Assim, gasta-se menos para atrair novos contratos.

A necessidade de manutenção e troca fica bem menor

Outro ponto essencial que os produtos de automação corretos têm uma durabilidade maior. Como eles funcionam em condições ótimas e são de bons fornecedores, a vida útil é estendida.

Isso é importante porque, em primeiro lugar, evita as paradas na linha produtiva e diminui a necessidade de manutenção corretiva. Em última análise, também é algo que reduz a exigência de troca, o que gera a economia desejada.

Contar com os produtos de automação certos é essencial para economizar durante o processo de transformação e automação. Com a escolha de uma empresa de confiança, é possível explorar o melhor que essa alternativa tem a oferecer.

Para fazer as melhores compras, confira o catálogo da Kalatec e aproveite para já escolher os itens ideais.

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também