Como adquirir um inversor de frequência com CLP incorporado?

0 Flares Facebook 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Os inversores de frequência são essenciais para alterar a velocidade dos motores de indução. Ele ainda ajuda a garantir um funcionamento mais adequado, inclusive sobre aceleração, desaceleração e segurança. Para facilitar o seu uso, convém comprar um produto com CLP incorporado.

Nesse modelo, a lógica programável se aplica ao funcionamento do componente, o que ajuda a obter um nível ainda mais intenso de automação e diferenciação. Para chegar a esse resultado, entretanto, é essencial saber como realizar uma compra de qualidade.

A seguir, descubra como adquirir um inversor de frequência com CLP e entenda o que ponderar em sua decisão.

Confira qual é a proposta de programação e uso do CLP

Naturalmente, é preciso ter a certeza de que a função de comando lógico-programável está disponível no equipamento. Após confirmar essa questão, é necessário conferir outros pontos, como o tipo de programação adotado.

No geral, a programação Ladder é a mais indicada e permite que você desenvolva diversas funcionalidades. Como essa é a possibilidade conhecida, também facilita a aprendizagem e conta com um suporte maior para tirar dúvidas. Assim, os resultados são interessantes.

Confira qual é o protocolo de comunicação

Ainda é importante compreender qual é o protocolo de comunicação associado ao equipamento. A comunicação seriada, por exemplo, é obtida pelo protocolo Ethernet. Já o MODBUS é o mais conhecido e versátil, o que simplifica certas integrações.

Ao entender quais são os “caminhos” percorridos pelos dados digitais, é possível se planejar melhor. Assim, há a chance de criar o conjunto adequado para o sistema de automação, o que leva a resultados maiores.

Avalie se há display ou se existe a possibilidade de usar um

A interface homem-máquina é um componente importante para facilitar o controle do inversor de frequência com CLP incorporado. Nesse sentido, aproveite para conferir se existe um display disponível no produto.

Caso a versão seja vendida sem esse componente, analise se há a chance de adquirir um acessório para essa função. Embora esse não seja o critério mais importante da decisão, ajuda a fazer a escolha certa entre dois ou mais componentes. Além disso, é uma maneira de otimizar os recursos disponíveis.

Dê preferência a um fornecedor de qualidade

É indispensável contar com um maquinário com CLP de alta qualidade, durabilidade e bom funcionamento. Por isso, sua decisão deve ser focada em escolher um fabricante de destaque.

A marca deve ser especializada em automação industrial, além de oferecer boas qualidades de funcionamento para o seu equipamento. Avalie, ainda, condições relacionadas à garantia e aos parâmetros de configuração e de atuação. Desse modo, é possível estabelecer um uso adequado para as necessidades.

Além disso, a escolha correta depende do fornecedor. É preciso contar com uma empresa especializada neste tipo de venda e com um suporte técnico. Assim, sua compra tem a chance de ser bem-sucedida.

O inversor de frequência com CLP incorporado é um ótimo equipamento para garantir o bom funcionamento dos motores de indução. Com a escolha correta dessa máquina, é possível aproveitar ao máximo seu projeto.

Se quiser ter o maior desempenho com o uso desse componente, veja como maximizar os recursos disponíveis do inversor de frequência.

Comentário no facebook

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0 Flares Facebook 0 LinkedIn 0 0 Flares ×