Centros de usinagem: o que é, tipos e diferença do CNC
Automação Industrial

Centros de usinagem: o que é, tipos e diferença do CNC

A indústria conta com maquinário especializado para produzir com alto rendimento, suprindo as necessidades do mercado. Entre os principais equipamentos utilizados, estão os centros de usinagem. 

Estamos falando de uma máquina que revolucionou o trabalho nas fábricas, pois concentra as funções de equipamentos diferentes em um mesmo local, reduzindo o tempo de produção e acabando com a necessidade de levar peças de um lugar para outro.

Hoje, vamos abordar as principais informações sobre essa máquina multitarefa, te informando sobre o que é, quais os principais tipos, além de outros dados pertinentes. Vem com a gente!

 

O que é um centro de usinagem?

 

Centro de usinagem, máquina-ferramenta ou operatriz é uma máquina industrial capaz de realizar várias funções, como fresamento, torneamento, retificação, furação, mandrilamento, abertura de roscas, etc., atendendo às demandas de produção. Atuando sob Comando Numérico Computadorizado (CNC), esse equipamento auxilia os processos industriais, executando diversas operações sem precisar trocar peças ou ferramentas durante seu funcionamento.

Os centros de usinagem otimizam o trabalho na indústria, se apresentando como uma solução abrangente para, por exemplo, fabricar lotes de peças com dimensões personalizadas, de forma padronizada, seguindo o padrão de qualidade desejado.

Assim, esse equipamento configura-se como um coringa para as empresas que buscam aumentar a produtividade, sem perder características como precisão e homogeneidade.

O que são máquinas de usinagem?

 

Entre os inúmeros equipamentos utilizados na indústria, encontramos as máquinas de usinagem, que são capazes de realizar diferentes funções e servem para dar forma, dimensões e acabamento a uma peça.

As máquinas de usinagem podem ser desenvolvidas segundo as especificações de cada usuário, para adequação às atividades que irá exercer. Além disso, costumam ser automáticas, com acionamento que pode variar entre hidráulico, pneumático ou elétrico. Alguns exemplos de máquinas de usinagem:

 

  • fresadoras;
  • retíficas;
  • tornos;
  • perfuradoras;
  • retificadoras;
  • prensas;
  • faceadoras;
  • rosqueadeiras; etc.

 

Quais os tipos de centro de usinagem?

 

Existem modelos diferentes de centros de usinagem e a sua escolha é determinada pela forma que se quer dar às peças, o material de que as mesmas são feitas e da disponibilidade de espaço para instalação.

 

Centro de usinagem horizontal

 

Máquina com orientação horizontal do eixo de corte principal, capaz de cortar em ângulos de baixa amplitude, nomeadamente nos lados da peça. Também é aplicada na usinagem de peças de grandes dimensões e com estruturas complexas. Realiza fresagem de ranhuras e trabalha superfícies planas, com bom escoamento de cavacos.

 

Centro de usinagem vertical

 

Esse sistema é adotado para atuação com peças grandes, para a usinagem de todos os seus lados, sem a necessidade de intervenção de um operador. Apresenta eixo-árvore na vertical, possibilitando o corte na parte superior das peças. É bastante utilizado para afiação de matrizes e usinagem de ferramentas.

 

Configuração 3 eixos

 

Podemos dizer que se trata de uma fresadora avançada, já que seus eixos trabalham simultaneamente, dando liberdade a uma operação mais dinâmica. Recomendada para usinagem de materiais como compostos plásticos e madeiras, essa máquina produz uma série de peças cilíndricas. Tem como pontos fortes a alta eficiência e a precisão de cortes, furos, prensa ou modelagem.

 

Configuração 4 eixos

 

É uma espécie de “fusão” entre centro de usinagem com um torno CNC. Além dos eixos tradicionais (X, Y e Z), possui um eixo rotacional, tornando-se uma ótima opção para torneamento de peças complexas e exigentes. A atuação do quarto eixo permite a usinagem de produtos helicoidais de forma simples e eficiente.

 

Configuração 5 eixos

 

Similar ao modelo anterior, essa máquina tem como diferencial um segundo eixo rotacional que possibilita a rotação do suporte de ferramenta ou da mesa, enquanto o primeiro eixo rotacional controla a peça. É empregada em processos que envolvem peças com muitos detalhes, além de ser ideal para a produção de rotores de turbinas ou hélices.

 

Qual a diferença de CNC e centros de usinagem?

 

Como vimos no início do artigo, CNC significa Comando Numérico Computadorizado e se refere a uma forma de controle que aperfeiçoa o funcionamento de máquinas-ferramenta ou centros de usinagem. Na indústria, equipamentos como tornos, fresadoras, puncionadeiras ou injetoras plásticas são chamados também apenas de “máquinas CNC”.

No ambiente de automação industrial, tecnologias como o CNC cumprem o importante papel de otimizar o desempenho da produção, aumentando a velocidade e a qualidade em processos repetitivos.

Apesar de exigir um investimento inicial que não é tão baixo, as vantagens resultantes da aplicação do sistema valem a pena. Entre elas, destacam-se a flexibilidade de operações, a possibilidade de trabalhar com formatos complexos de forma precisa e a redução de alguns custos operacionais.

Conclusão

Esperamos que esse conteúdo tenha esclarecido algumas de suas dúvidas sobre centros de usinagem. Essa importante máquina especializada ajuda a executar, com mais dinamismo, vários processos industriais.

Vimos que há modelos diferentes do equipamento e, para definir o melhor, é preciso analisar as necessidades da empresa, o material, tamanho e formato das peças, além de outros fatores decisivos.

Antes de finalizar, sugiro a você, que busca por produtos para equipar seu maquinário, que visite o nosso site da Kalatec Automação e envie uma mensagem para nosso time. Nós te ajudamos a encontrar soluções de automação industrial.

Até a próxima!

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também