Tudo o que você precisa saber antes de comprar um redutor de precisão
Automação Industrial

Tudo o que você precisa saber antes de comprar um redutor de precisão

Comprar um redutor de Precisão em um sistema de automação industrial requer várias etapas. É necessário considerar as necessidades do projeto, bem como os recursos disponíveis para alcançar esses resultados. Na seleção de componentes, existe um que merece atenção ainda mais especial:  a precisão do redutor

Trata-se de um elemento essencial para melhorar o desempenho e garantir a conquista de uma performance única. Com a escolha correta, será mais fácil fazer com que tudo funcione de maneira diferenciada.

A seguir, veja o que você precisa saber antes de comprar um redutor de precisão para automação industrial.

Afinal, o que é um redutor de precisão?

O primeiro aspecto para entender é o que esse item realmente é e como ele atua. Basicamente, trata-se de um redutor que serve como “complemento” ao funcionamento do servo motor, ampliando o torque na relação da redução e por isso a folga desse componente deve ser a menor possível para garantir a máxima  precisão em automação industrial.

Ele é acoplado no eixo dos motores e funciona em conjunto a esse elemento, o que afeta todos os impactos gerados no sistema. Desse modo, trata-se de uma peça extra, mas que é muito necessária em diversas aplicações.

Por que usar o redutor de precisão na automação industrial?

O redutor de precisão é um componente que serve para reduzir o atrito no funcionamento das engrenagens. Ele atua nas folgas e, com isso, é capaz de oferecer um nível maior de precisão aos resultados gerados pelo trabalho.

Além disso, ele é capaz de reduzir a velocidade de saída do motor e de gerar alto torque. Isso aumenta a capacidade de funcionamento do sistema, ao mesmo tempo em que reduz a necessidade de gasto do equipamento. Desse modo, há uma economia quanto ao consumo e o melhor aproveitamento.

Não menos importante, é indispensável para distribuir a carga de maneira linear, o que ajuda a garantir o melhor desempenho, em relação aos recursos que são utilizados.

automação industrial

Como fazer a compra do redutor de precisão ideal?

Após considerar todas essas questões, é possível ter uma ideia clara da relevância do redutor de precisão no sistema de automação industrial. No entanto, ainda é preciso saber como realizar a compra adequada e de qualidade.

O primeiro aspecto consiste em levantar qual é a aplicação e como ele vai ser utilizado. Se a utilização é em um servo motor, é fundamental que o produto seja direcionado para esse fim, como por exemplo, os redutores planetários com flanges adequada ao modelo do servo motor. 

Além disso, vale considerar características específicas de fabricação, como a marca e os materiais. Escolher uma empresa de qualidade e materiais resistentes é o caminho certo para garantir o melhor desempenho.

Ainda é necessário pensar nas condições práticas de uso. Confira em quais direções ele pode ser fixado, qual é o tamanho da carcaça e até os níveis disponíveis de precisão. Assim, o sistema de automação industrial será favorecido.

Para ter a certeza sobre a compra e a especificação, procure um fornecedor de qualidade e com atendimento especializado. Com esse apoio, será mais fácil estruturar a solução e aproveitar o que ela tem de melhor.

Um bom sistema de automação industrial é favorecido com o uso de um redutor de precisão. Com a escolha ideal e uma compra de qualidade, vai ser possível explorar as características de destaque.

Como essa compra é importante, veja como escolher um fornecedor adequado e com linha completa!

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também