Automação industrial: quais os cuidados na escolha dos motores e guias lineares nas máquinas router

0 Flares Facebook 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

A escolha dos equipamentos em uma aplicação de automação industrial é crucial para o sucesso. No caso das máquinas router, que têm ganhado popularidade, a atenção precisa ser redobrada. Assim, esse sistema controlado por computador consegue entregar o resultado a que se propõe.

Ao longo da decisão, é essencial ter atenção especial com os motores de passo e com as guias lineares. Esses são dois itens indispensáveis e responsáveis pela maior parte da performance obtida.

Na sequência, veja quais cuidados são os mais relevantes nessa seleção e acerte na automação industrial!

A avaliação da relação de torque e velocidade do motor deve estar entre suas primeiras decisões

Uma das primeiras decisões tem a ver com a capacidade de atuação do motor de passo. O ideal é que o componente ofereça uma boa relação entre torque elevado e velocidade acelerada, dentro da proposta do momento de inércia de massa.

Cada modelo apresenta, graficamente, uma conexão entre esses conceitos. O ideal é pensar na aplicação da máquina router para entender quais são os parâmetros que atendem a aplicação corretamente.

Com a decisão correta sobre a relação entre os aspectos, inclusive, é possível garantir melhor desempenho graças ao aumento da eficiência e à diminuição das perdas gerais.

automação industrial

A melhor análise sobre as dimensões ideais não pode ser esquecida

Tanto sobre ao motor de passo, quanto sobre a guia linear, é preciso acertar nas dimensões do projeto de automação industrial. O objetivo é fazer com que a composição entre as peças funcione de maneira rígida, protegida contra vibrações e, ao mesmo tempo, adequada para movimentar a carga.

Os motores maiores, normalmente, conseguem entregar um desempenho progressivo. No entanto, não podem ser grandes demais até para não sobrecarregar o sistema, em relação às suas necessidades.

Além disso, as guias lineares devem apresentar trilhos com o valor certo, em milímetros. Isso otimiza o movimento e leva ao máximo aproveitamento dos movimentos controlados por computador.

A qualidade dos equipamentos é essencial para a automação industrial

Além de se preocupar com todas as questões referentes à parametrização do sistema, é preciso acertar na qualidade dos itens. Eles devem ser resistentes, bem como têm que ser capazes de entregar um bom desempenho. Para tanto, é preciso contar com o apoio de um fornecedor de qualidade.

Veja quais são os modelos de motor e de guias lineares disponíveis e confira quais são as maiores qualidades de cada um. Dê preferência a marcas reconhecidas e, principalmente, a componentes fabricados com boas práticas. Arrematar isso com a escolha de um bom vendedor garante a melhor experiência.

Para não ter dúvidas na hora da compra, confira se é possível contar com apoio técnico especializado. Ter a chance de tirar as principais dúvidas sobre a decisão permite fazer uma escolha adequada para os propósitos específicos da aplicação.

Acertar na automação industrial e no projeto de máquinas router exige a escolha de bons motores de passo e guias lineares. Então, essas dicas são pertinentes para fazer o investimento correto, em busca dos resultados desejados.

Quer ter outras dicas e ficar por dentro das novidades do uso da tecnologia nas indústrias? Continue acompanhando o nosso blog! 

Comentário no facebook

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0 Flares Facebook 0 LinkedIn 0 0 Flares ×