Automação industrial: quais motores de passo utilizar em máquinas router?

0 Flares Facebook 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

As máquinas router CNC são em geral controladas por computador e são muito úteis no sistema de automação industrial. Elas funcionam com diversos materiais e precisam dos complementos certos para atuar. Nesse sentido, é crucial identificar quais são os motores de passo adequados.

A questão é que há muitos modelos disponíveis e a escolha certa é determinante para aproveitar todas as funções. Ao reconhecer as características necessárias, inclusive, o sistema se torna mais eficiente.

Para não ter dúvidas sobre como selecionar, veja como unir motores de passo e máquinas router na automação industrial.

Avalie a capacidade de torque do motor

Uma das “entregas” do motor de passo, para a máquina router, tem a ver com o torque oferecido. Quanto maior ele for, melhores tendem a ser os resultados, dentro de exigências específicas. Ao mesmo tempo, superdimensionar o equipamento gera desperdício de energia e custos mais elevados na implantação.

Por isso, é importante entender qual é a exigência de torque, principalmente em relação à inércia de massa. O ideal é pensar como isso se relaciona com a velocidade. Ela também precisa estar dentro da faixa adequada, o que exige a análise gráfica, dentro das regiões de interesse.

Opte por um motor de passo de qualidade

Outro aspecto que afeta a performance da máquina router é o quanto do movimento se perde, durante a “entrega” feita pelo motor de passo, o qual chamamos perda-de-passo. Por isso, o componente precisa apresentar características interessantes quanto à eficiência e ao aproveitamento do movimento, do torque e da velocidade.

automação industrial

Esse ponto, a performance é fundamental para o bom desempenho de uma máquina router. Então, é indispensável conhecer quais são as características da operação e como elas afetam a operação.

Avalie o nível de fixação e de estabilidade do conjunto

Durante a definição de qual motor de passo utilizar, é essencial considerar como será o funcionamento em conjunto. Isso acontece porque a composição com a máquina router deve ser estável o suficiente, sem sofrer tanto com os impactos vibratórios, força de oposição ou possíveis folgas.

Para uma aplicação eficiente, é preciso garantir que haja o nível certo de rigidez. Então, antes de escolher um motor maior, pense em como ele vai se adaptar a essa característica. Com os cuidados certos, será viável consolidar o melhor funcionamento.

Conte com apoio técnico especializado

Para não ter dúvidas na hora da compra, também é interessante utilizar suporte especializado em automação industrial. Para isso, basta escolher um fornecedor de qualidade, com esse atendimento específico e personalizado.

Ao apresentar as exigências e preferências sobre o sistema, o time poderá indicar qual é o produto mais indicado para a aplicação. Com esse direcionamento, é fácil avaliar as opções e fazer uma compra que atende às necessidades quanto ao funcionamento.

Para desenvolver um bom sistema de automação industrial com máquina router, é essencial seguir essas dicas para escolher o motor de passo. Assim, é possível selecionar os modelos que entregam o desempenho esperado e que garantem resultados de qualidade.

Se quiser tirar outras dúvidas, aproveite e veja 4 indicações para ter um projeto de máquina router bem-sucedido.

Comentário no facebook

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0 Flares Facebook 0 LinkedIn 0 0 Flares ×