Automação industrial para Pequenas Empresas: 4 dicas para você mesmo implantar

0 Flares Facebook 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

A automação na indústria é uma necessidade dos tempos modernos. Já no célebre filme de Chaplin, “Tempos Modernos”, que é bem antigo, revelava-se a importância das operações automatizadas no âmbito industrial. Mas, como ainda não existia a tecnologia mais avançada, o próprio homem precisava agir como máquina para executar certas tarefas repetitivas.

A tecnologia moderna está bem mais acessível que há algumas décadas, o que possibilita ao pequeno empreendedor investir em automação para otimizar seus negócios.

Neste artigo, mostraremos 4 dicas de automação industrial para pequenas empresas. Você mesmo pode implementá-las. Confira!

1. Planeje tudo com os pés no chão

As pequenas empresas precisam ficar muito atentas ao realizar investimentos, pois elas têm seu capital de giro mais limitado e, portanto, não devem se expor a riscos muito altos.

Enfim, é fundamental ser realista na hora de elaborar o orçamento do projeto. É preciso definir um calendário e escopo de tarefas viáveis.

Esses detalhes são fundamentais para que o plano não saia de controle, tornando-se algo muito complicado de administrar, passível de muitos imprevistos e surpresas desagradáveis.

Muitas vezes, os orçamentos são mais estimados que fundamentados em pesquisas efetivas com os fornecedores. Nesse caso, o calendário é mais otimista que a realidade, o que não é bom.

Os gastos precisam de cálculos baseados em orçamentos realistas. Os calendários precisam ser divididos em etapas cujo tempo de realização seja estimado com a maior exatidão possível.

Converse com fornecedores confiáveis para elaborar um orçamento realista e, consequentemente, confiável.

2. Fique atento aos detalhes do projeto de automação industrial

Quando a equipe de engenheiros desvia-se das especificações do projeto é sinal de que é necessário reduzir gastos. Mas, geralmente, isso somente ocorre quando mais da metade dos trabalhos já estão efetuados, quando a automação industrial encontra-se em uma etapa avançada e crítica.

A tentativa, nesse caso, de cortar despesas pode resultar em um projeto que não cumpre sua finalidade. O resultado final acaba não sendo conforme o planejado (planejado X realizado).

automação industrial

Ao invés de preservar a integridade de todo o desenho projetado, alguns gestores se esforçam por disponibilizar a automação no prazo mais curto possível.

Os atalhos criados terminam por sacrificar uma boa parcela dos objetivos e também a chance de o projeto oferecer seu máximo potencial.

Finalmente, a pequena empresa perde a oportunidade de diminuir despesas e de aprimorar o desempenho da planta.

3. Leve em conta tanto a tecnologia quanto o conhecimento

Existem muitos recursos úteis e avançados, que podem ser efetivamente úteis para a empresa. Mas a posse dessas ferramentas não significa, necessariamente, que elas serão devidamente operadas.

Além da aquisição de máquinas modernas e eficazes, é fundamental contar com o conhecimento apropriado para usá-las corretamente.

Prepare sua equipe. Os profissionais devem ficar perfeitamente qualificados depois do treinamento. Um bom propósito equivale a extrair tudo que os recursos tecnológicos podem oferecer de bom.

Muitos dos trabalhadores podem não estar habituados com as novas ferramentas e não adianta improvisar. É fundamental ensiná-los como operar com as novas máquinas, evitando acidentes, erros e desperdícios e melhorando a produtividade de forma efetiva.

4. Esteja alerta às conexões e aos periféricos

É importante definir todas as conexões antes de usar o sistema de automação industrial. Assim, o cabeamento referente à energia elétrica, aos sinais, aos meios de comunicação precisam contar com conexões bem definidas.

Na etapa de planejamento e concepção, os detalhes precisam de redobrada atenção. Não são apenas os engenheiros que devem definir o projeto, mas todos os integrantes da equipe.

A automação industrial pode ser implementada em qualquer empresa, mesmo nas pequenas. Porém, todo o projeto precisa ser efetuado de maneira realista, respeitando os limites de dinheiro e de recursos da organização ao mesmo tempo em que se procura aproveitar as tecnologias que realmente favoreçam o crescimento do negócio!

Aproveite para conhecer mais sobre as soluções da Kalatec! Se você é um assíduo usuário das redes sociais, curta a página da empresa no Facebook e continue acompanhando o nosso blog!

Comentário no facebook

Login to your account below

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

0 Flares Facebook 0 LinkedIn 0 0 Flares ×