Ir para o conteúdo
Site Kalatec
kalatec-side-image
Início » Automação Industrial » Agricultura de precisão: entenda o que é, como funciona e veja exemplos

Agricultura de precisão: entenda o que é, como funciona e veja exemplos

  • Automação Industrial
  • 19 de julho 2024

Compartilhe:

máquina para agricultura de precisão

Não faz muito tempo desde que inovações tecnológicas surgiram no campo para revolucionar o trabalho rural. Estamos falando de uma realidade relativamente nova e visivelmente crescente, chamada agricultura de precisão (AP).

Esse modelo de negócio faz um monitoramento completo da propriedade rural e o uso otimizado de recursos, ou seja, faz mais com menos. E é por isso que as velhas práticas vão dando lugar ao uso de ferramentas modernas que facilitam o trabalho na lavoura.

O que é agricultura de precisão?

A agricultura de precisão (AP) é um sistema de gestão agrícola baseado no uso de tecnologias que transmitem informações precisas sobre a cultura e que permitem melhor controle do processo produtivo. 

Desde o preparo do solo até a colheita, diversas ferramentas tecnológicas de agricultura de precisão podem ser empregadas para otimizar e tornar os processos agrícolas mais eficientes e sustentáveis. 

Esse sistema tem a capacidade de coletar e analisar grande volume de dados exatos sobre as diferentes áreas de cultivo e, assim, monitorar a lavoura de forma mais abrangente e produtiva.

Além do mais, permite criar soluções mais assertivas e adaptadas às condições específicas da fazenda, em todas as cadeias produtivas.

Como surgiu a agricultura de precisão?

As noções que fundamentam a agricultura de precisão que vemos hoje vêm do início do século XX, mas apenas em meados de 1980, na Europa e nos Estados Unidos, com o desenvolvimento de microcomputadores, dispositivos eletrônicos e softwares foi possível estabelecer sua aplicação prática. 

Mais tarde, nos anos 1990, após o surgimento de aparelhos de monitoramento por satélite, como GPS e GNSS, se tornou possível ter um mapeamento preciso da propriedade rural em todo o mundo.

Embutidos dessas e outras novas tecnologias, os maquinários agrícolas e equipamentos conectados à internet passaram também a medir e gerar informações de qualidade sobre características do solo, como topografia, umidade, Ph, presença de nutrientes e elementos químicos específicos. 

máquina para agricultura de precisão

Qual é o objetivo da agricultura de precisão?

O objetivo principal da agricultura de precisão é aumentar a eficiência dos processos produtivos no campo, com base no manejo diferenciado de áreas da cultura.

Visa também o aumento da produção e consequentemente da rentabilidade do negócio, além de melhores resultados em sustentabilidade e preservação do meio ambiente. 

Como funciona a agricultura de precisão?

Em suma, o papel da agricultura de precisão é coletar, monitorar e analisar dados de uma cultura, para que o agricultor tenha melhores condições para tomar decisões e controlar as execuções das atividades.  

A área total de uma plantação antes era vista de forma uniforme, sem considerar que cada parte do terreno pode apresentar características diferentes. A agricultura de precisão resolve esse problema, uma vez que analisa essas peculiaridades a partir de informações precisas. 

De forma mais prática, consiste também na aplicação de insumos na quantidade e locais adequados e no momento certo, o que reduz os erros, riscos e desperdícios. 

Agricultura de precisão no Brasil 

Nas últimas décadas, o setor do agronegócio brasileiro vem ganhando grande destaque, conquistando recordes de produção e isso se deve em grande parte aos avanços tecnológicos e melhorias que a agricultura de precisão trouxe para o setor.

Esse sistema foi introduzido no Brasil há pouco mais de uma década e vem despertando crescente interesse no mercado de agropecuária nacional, tanto para produtores, quanto para fabricantes de equipamentos, prestadores de serviços e consultores agrícolas, considerando seu grande potencial.

Uma pesquisa feita pela Embrapa, em parceria com Sebrae e Inpe, de 2020, revelou que 84% dos agricultores brasileiros já utilizam ao menos uma tecnologia digital como ferramenta de apoio na produção agrícola.

No nosso país, a AP é aplicada principalmente em grandes culturas como soja, milho, algodão e cana-de-açúcar, mas também já está presente em culturas menores e sistemas de produção diversificados, devido à necessidade de aumentar a eficiência produtiva. 

Importância da agricultura de precisão

Considerando que o sistema de AP faz a gestão de todos os aspectos importantes para o sucesso da safra, quanto maior for o seu uso, ou melhor, quanto mais dados diferenciados forem coletados e analisados, melhores serão os ganhos em produtividade e economia.

Confira quais são as principais vantagens que ela oferece:

Aumento da produtividade

A partir do conhecimento de propriedades variáveis na plantação podem ser feitos ajustes rápidos nas práticas de manejo para maximizar a produção.

As tecnologias de AP permitem identificar precocemente condições adversas e prejudiciais à saúde da plantação, dando mais tempo de ação para mitigação de problemas na lavoura.

Sustentabilidade

No sentido de promover a sustentabilidade, a preservação da biodiversidade e conservação de recursos naturais, o uso da AP otimiza o uso de insumos como água e energia, bem como de produtos químicos, reduzindo gastos desnecessários. 

Utilização inteligente dos insumos

Uma vez que faz a conexão de dados para cumprimento mais eficiente das tarefas, a AP desempenha melhorias na administração dos insumos, pois utiliza quantidades exatas de insumos, somente quando necessário e no devido local de aplicação.

Redução de custos

A utilização de técnicas de AP resulta na redução de custos com insumos e no aumento da economia no uso de água e energia e consequentemente, no aumento da rentabilidade para os produtores.

Melhor gerenciamento da produção

Aumento da previsibilidade em relação ao desenvolvimento da safra e melhor controle dos processos internos de ponta a ponta são garantias oferecidas pelas ferramentas de AP, que também possibilitam gerar insights, tomar providências mais assertivas e corretivas no tempo ideal de ação. 

Quais são as etapas da agricultura de precisão?

Se pensarmos num projeto comum, consideramos etapas a cumprir da seguinte forma: primeiro começamos pelo embasamento, depois traçamos um plano e então, executamos, certo? Pois na agricultura de precisão é mais ou menos assim.

Vamos ver a seguir quais são essas etapas específicas:

1. Coleta de dados

Tudo começa a partir do uso de ferramentas como sensores, drones, equipamentos com GPS e máquinas agrícolas, para a coleta de dados que reúne diferentes informações como as características do solo, relevo, condições climáticas, presença de pragas, plantas daninhas e componentes químicos. 

2. Planejamento

Com as informações coletadas sobre a cultura faz-se uma análise utilizando softwares que auxiliam os profissionais especializados.

E, então, pode-se traçar um plano de ação e um mapa de aplicações, em que constam quais técnicas serão utilizadas, visando sempre economizar recursos e mitigar eventuais problemas. 

3. Aplicação localizada

Nessa etapa final, é o momento de aplicar os produtos na lavoura, fazer a semeadura, irrigação, etc. Para isso, podemos contar com ferramentas de AP, em especial com drones e máquinas, para uma execução mais adequada e precisa da tarefa.

Quais são as ferramentas utilizadas na agricultura de precisão?

Entre as principais ferramentas que vêm ganhando destaque no setor agrícola, destacamos:

  • Piloto automático: Utilização de maquinários agrícolas como tratores e pulverizadores automatizados e com sistema GPS acoplado, para minimizar erros na operação. Essa tecnologia permite também a georeferenciação e o mapeamento das diferentes características da área;
  • Sensores: São dispositivos eletrônicos que captam, medem e monitoram diversos parâmetros sobre a cultura e o meio ambiente, como condições climáticas, temperatura, umidade e compactação do solo, entre outros. Eles detectam alterações de padrões e necessidades da lavoura;
  • Semeadoras tecnológicas: São mais precisas e homogêneas e eliminam falhas como semeadura em duplicidade. Determinam a quantidade exata de sementes a serem depositadas de acordo com o potencial produtivo de cada parte da lavoura;

semeadoras tecnológicas para agricultura de precisão

  • Taxa variável: Essa tecnologia reúne ferramentas e sistemas para o controle de aplicação de insumos a taxas variáveis, ou seja, considera a variabilidade espacial e condições específicas de determinada área de cultivo para que os insumos, como fertilizantes e corretivos, sejam aplicados somente quando necessário e no local indicado;
  • Telemetria: Tecnologia que permite a coleta e transmissão de dados de máquinas agrícolas de forma remota. Ela permite, por exemplo, o controle da quantidade de combustível e a análise do funcionamento dos motores, tornando mais fácil a manutenção;
  • Drones: Facilitam muito o levantamento de dados sobre a plantação, por meio de câmeras e sensores acoplados e fornecem informações estratégicas aos agricultores de forma rápida e eficiente. Sua aplicação na área agrícola vem crescendo em ritmo acelerado;

drones para agricultura de precisão

  • Barra de Luz: É um dispositivo de guia utilizado para orientação de veículos agrícolas;
  • Estação Meteorológica: Utiliza diversos equipamentos e sensores para captar condições diversas sobre o clima, que medem parâmetros como temperatura, umidade do ar, pressão atmosférica, velocidade dos ventos, etc.

Principais desafios da agricultura de precisão

A aplicação efetiva dos recursos da agricultura de precisão oferece um enorme potencial, mas ainda encontra alguns desafios a serem considerados.

Por se tratar de uma realidade relativamente nova, falta ainda ampliar a capacitação técnica, para que não haja uma utilização equivocada das ferramentas e o sub-aproveitamento das mesmas.

Outro fator desafiador é que em muitas áreas rurais a infraestrutura para conectividade de internet de alta velocidade e ampla cobertura é insuficiente, o que demandaria adaptações.

E, falando em internet, é preciso ter atenção à segurança da informação, portanto é crucial investir na implementação de medidas para proteger dados contra acessos não autorizados.

Também vale mencionar que a implantação das ferramentas da AP muitas vezes tem um custo inicial mais elevado, o que pode representar um empecilho para pequenos produtores e os que dispõem de recursos financeiros limitados. 

Saiba como a Kalatec pode te ajudar!

A Kalatec possui soluções adaptadas ao seu negócio rural e pode ajudar a alcançar melhores resultados.

Nossa empresa é especialista em automação e conta com Motores e Atuadores presentes nos mais diversos equipamentos agrícolas do Brasil.

Entre em contato e fale com nosso time de especialistas!

banner Kalatec para soluções de automação para agricultura de precisão

Conclusão

A tecnologia de agricultura de precisão já está ao alcance dos produtores rurais, que cada vez mais estão aderindo a essas inovações em busca de melhorias na eficiência das operações, bem como dos ganhos em produtividade, economia e sustentabilidade que ela proporciona. 

Composto por inúmeras ferramentas que apoiam o produtor na tomada de decisão, esse sistema garante também o monitoramento exato de toda a propriedade, com grande volume de informações, o que reduz os erros na plantação e potencializa a qualidade do produto final.

Esperamos que o conteúdo lhe tenha sido útil! Continue navegando pelo blog e aprenda mais sobre tendências de mercado, automação e muito mais. Até mais!

Picture of Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 25 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especializado em Automação Industrial pela USP e MAUÁ. Atuei em projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Cadastre-se na nossa Newsletter

Instagram Facebook Youtube Linkedin

© 2025 © Grupo Kalatec. Todos os direitos reservados.