6 dicas para economizar energia elétrica nas pequenas indústrias
Dicas para projetos

6 dicas para economizar energia elétrica nas pequenas indústrias

As ações e os investimentos nas indústrias comumente buscam a otimização dos negócios. Essa otimização certamente envolve a redução nas despesas. Muitas consultoras estão disponíveis no mercado, oferecendo orientação sobre os investimentos e também sobre contenção de gastos.

O alto consumo de energia elétrica ainda é um sério problema nas residências, empresas e, principalmente, em indústrias. Em indústrias pequenas, o problema também existe e talvez seja até mais simples de resolver.

Mas é preciso conhecer bem seu negócio e desenvolver uma política sustentável que seja respeitada por todos, sejam eles gestores da alta administração ou operadores do chão de fábrica. Veja 6 dicas para economizar energia elétrica nas pequenas indústrias!

1. Faça bom uso da iluminação natural

Mudanças no layout podem reduzir a distância entre a área de trabalho e as janelas. Aplicando essa medida, é possível usar menos luminárias e, ao mesmo tempo, reduzir o consumo do ar-condicionado. As salas maiores, com menos divisórias, devem ser preferidas em detrimento das salas menores. Nessas salas, o ar circula com mais eficiência.

2. Reaproveite a energia gerada no ciclo de produção

Para entender essa dica, considere que existe um forno que permanece continuamente aceso. Talvez seja possível instalar serpentinas de metal com água em torno dele. Através de tubulações, a água quente pode ser conduzida para pias, chuveiros e outros pontos que necessitem de água quente.

3. Transforme em aliadas, algumas vilãs da estrutura

A cobertura das pequenas indústrias pode ser fonte de vazamentos frequentes e de queixas. Ela pode receber um revestimento total de silicone, material que, além de solucionar completamente o problema com as infiltrações, é aplicado sem gerar entulho. O silicone de cor branca exibe elevada refração, propriedade que ajuda a reduzir a temperatura de toda a construção.

pequenas indústrias

Desse modo, a indústria gasta menos com refrigeração e potencializa a capacidade de captação dos painéis solares que podem ser instalados no telhado. Para ter uma noção precisa da eficiência dessa medida, a economia com refrigeração pode chegar, no verão, a 35% em relação a um telhado comum na cor preta.

4. Tenha cuidado com os equipamentos

Realizando a manutenção preventiva, as máquinas e todos os equipamentos trabalharão com a maior eficiência possível. Essa ação evita os gastos com paralisações não previstas. Outra dica é substituir equipamentos elétricos mais velhos por modelos mais novos, que apresentem certificado de eficiência energética. Trocar monitores, aparelhos de ar-condicionado, geladeiras, lâmpadas representa economia nas contas de luz e garantem um retorno do investimento (payback) em poucos meses. Outra sugestão é instalar sensores de presença para acender as luzes nas áreas de pouca circulação: as luzes só ficarão acesas se alguém estiver usando o lugar.

5. Evite o pico das concessionárias

Evite realizar atividades do ciclo de produção que consomem muita energia elétrica nos horários de pico das concessionárias de energia elétrica, que fica entre 18 e 21 horas. Assim, a conta sofrerá uma drástica redução de valores. Nesses horários, a demanda por energia elétrica é bem mais alta para que seja possível atender às necessidades da população, exigindo que uma quantidade maior de energia seja gerada simultaneamente, o que aumenta seu custo.

6. Proteja as condensadoras de ar-condicionado

É possível instalar pequenas coberturas sobre as condensadoras de ar-condicionado, evitando assim uma incidência maior da luz solar. Ficando menos quentes, elas exigirão menos energia para refrigeração do ar. Mas é fundamental um planejamento cuidadoso para que elas não fiquem ainda mais abafadas com coberturas muito fechadas.

Seguindo essas dicas, as pequenas indústrias poderão gastar menos energia, sem prejudicar seu ciclo de produção. São soluções sustentáveis que ajudam a economizar dinheiro e a reduzir impactos negativos sobre o meio ambiente.

Depois de ver como reduzir gastos em seu negócio, gastando menos energia elétrica, confira como maximizar os recursos disponíveis no seu inversor para economizar dinheiro!

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também