Blog
Kalatec AutomaçãoAutomação IndustrialDicas para projetosMateriais Ricos
Kalatec AutomaçãoAutomação IndustrialDicas para projetosMateriais Ricos
4 vantagens de comprar um fuso de esferas com as pontas usinadas
Compartilhe
Automação Industrial

4 vantagens de comprar um fuso de esferas com as pontas usinadas

O fuso de esferas com as pontas usinadas são aqueles que passaram por um processo de modificação da estrutura. Normalmente, isso acontece após algum tempo de uso, pois ocorre o desgaste dessa região. No entanto, também é possível adquirir produtos já com essas características.

Em vez de a etapa ocorrer após o desgaste natural, ela já vem de fábrica dessa maneira. Mas antes de dar preferência a essa opção em relação às demais, é essencial conhecer os aspectos positivos.

A seguir, veja quais são 4 vantagens de comprar um fuso de esferas com as pontas usinadas!

1. A eficiência do conjunto Fuso de Esferas

O fuso de esferas é um elemento de precisão mecânica e é comum muitos casos que toda essa precisão se perde devido a uma má usinagem de extremidade das pontas.

Já tendo a garantia da usinagem das extremidades, a precisão estará assegurada. A precisão não esta apenas na tolerância e rugosidade, também esta no batimento do eixo, que poderá interferir no desempenho do fuso de esferas.

Isso é muito importante para obter uma performance que pode ser, inclusive, acima da média. Como consequência, o projeto de automação industrial fica ainda mais eficiente, dentro do que se propõe.

2. Precisão na usinagem do fuso é sinônimo de máquina com qualidade

A usinagem do fuso de esferas pode ser de excelente qualidade, mas se o fuso de esferas estiver com a barra empenada, toda o cuidado da usinagem se perdeu com a escolha do fuso empenado. Erros, baixa eficiência e aumento do torque serão as consequências.

fuso de esferas

A aquisição do fuso já com a usinagem das pontas pelo fornecedor é uma garantia sem surpresas futura pelo cliente em perder a garantia durante uma usinagem sem os cuidados necessários.

3. A precisão de uso do componente é maior

Um dos objetivos com o uso do fuso de esferas é a diminuição do atrito nos movimentos de carga. Quando as pontas são usinadas, é comum que a área de contato fique menor. O item se torna específico para o funcionamento, o que gera impactos positivos.

Com um atrito menor, também há uma perda reduzida em relação ao movimento. Então, ele fica preciso e eficiente, dentro do que foi planejado para a execução. Como resposta, obtém melhor qualidade na linha de produção.

4. A manutenção do fuso de esferas fica mais simples

Como essas peças estão envolvidas na facilitação do movimento, ocorre um desgaste contínuo das partes em contato. Como consequência, a manutenção se torna um aspecto crítico para o bom funcionamento desses elementos.

Nesse sentido, adquirir fusos com pontas usinadas “atrasa” o acúmulo de desgaste e faz com que a manutenção demore mais para acontecer novamente. Por isso, o tempo de durabilidade é maior, bem como o espaço entre manutenções.

O fuso de esferas com as pontas usinadas facilita a transmissão de energia e os movimentos, assegurando precisão e qualidade na entrega. Com a compra em um fornecedor de qualidade, é possível aproveitar todos esses benefícios.

As informações foram úteis? Compartilhe o post nas redes sociais e conte para seus contatos sobre esse uso!

Posts relacionados

Indústria 4.0: o que é, vantagens e principais tecnologias

Indústria 4.0: o que é, vantagens e principais tecnologias

janeiro 12, 2021
Inversor de frequência: o que é, como funciona e vantagens

Inversor de frequência: o que é, como funciona e vantagens

janeiro 8, 2021
Equipamentos industriais: o que são, tipos e como escolher

Equipamentos industriais: o que são, tipos e como escolher

janeiro 8, 2021
Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação com mais de 21 anos de experiência e 5000 visitas únicas em Indústrias. É Gestor da Kalatec Automação. Especialista em Controle e Automação Industrial (USP). Engenharia de Processo (MAUA) Gestão de Inovação (ESPM) e Gestão de PME (FGV). Treinado nas fábricas Emerson Motion Control, AMP, Gecko Driver, Arcus Technology , Nexen, Hiwin, Delta Automação, Estun, Moons, HNC, Leadshine, Xinje, TBI. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo e USP (Projeto Inspire).
Quer mais informações? Fale conosco!

Veja também

Consulte nossos consultores Sistemas de coordenadas lineares e controladores A Revolução da Indústria 4.0 já começou
Kalatec AutomaçãoAutomação IndustrialDicas para projetosMateriais Ricos
Facebook Instagram Youtube LinkedIn

© 2021 © Grupo Kalatec. Todos os direitos reservados. Powered by init4.me