4 vantagens de comprar um fuso de esferas com as pontas usinadas
Automação Industrial

4 vantagens de comprar um fuso de esferas com as pontas usinadas

O fuso de esferas com as pontas usinadas são aqueles que passaram por um processo de modificação da estrutura. Normalmente, isso acontece após algum tempo de uso, pois ocorre o desgaste dessa região. No entanto, também é possível adquirir produtos já com essas características.

Em vez de a etapa ocorrer após o desgaste natural, ela já vem de fábrica dessa maneira. Mas antes de dar preferência a essa opção em relação às demais, é essencial conhecer os aspectos positivos.

A seguir, veja quais são 4 vantagens de comprar um fuso de esferas com as pontas usinadas!

1. A eficiência do conjunto Fuso de Esferas

O fuso de esferas é um elemento de precisão mecânica e é comum muitos casos que toda essa precisão se perde devido a uma má usinagem de extremidade das pontas.

Já tendo a garantia da usinagem das extremidades, a precisão estará assegurada. A precisão não esta apenas na tolerância e rugosidade, também esta no batimento do eixo, que poderá interferir no desempenho do fuso de esferas.

Isso é muito importante para obter uma performance que pode ser, inclusive, acima da média. Como consequência, o projeto de automação industrial fica ainda mais eficiente, dentro do que se propõe.

2. Precisão na usinagem do fuso é sinônimo de máquina com qualidade

A usinagem do fuso de esferas pode ser de excelente qualidade, mas se o fuso de esferas estiver com a barra empenada, toda o cuidado da usinagem se perdeu com a escolha do fuso empenado. Erros, baixa eficiência e aumento do torque serão as consequências.

fuso de esferas

A aquisição do fuso já com a usinagem das pontas pelo fornecedor é uma garantia sem surpresas futura pelo cliente em perder a garantia durante uma usinagem sem os cuidados necessários.

3. A precisão de uso do componente é maior

Um dos objetivos com o uso do fuso de esferas é a diminuição do atrito nos movimentos de carga. Quando as pontas são usinadas, é comum que a área de contato fique menor. O item se torna específico para o funcionamento, o que gera impactos positivos.

Com um atrito menor, também há uma perda reduzida em relação ao movimento. Então, ele fica preciso e eficiente, dentro do que foi planejado para a execução. Como resposta, obtém melhor qualidade na linha de produção.

4. A manutenção do fuso de esferas fica mais simples

Como essas peças estão envolvidas na facilitação do movimento, ocorre um desgaste contínuo das partes em contato. Como consequência, a manutenção se torna um aspecto crítico para o bom funcionamento desses elementos.

Nesse sentido, adquirir fusos com pontas usinadas “atrasa” o acúmulo de desgaste e faz com que a manutenção demore mais para acontecer novamente. Por isso, o tempo de durabilidade é maior, bem como o espaço entre manutenções.

O fuso de esferas com as pontas usinadas facilita a transmissão de energia e os movimentos, assegurando precisão e qualidade na entrega. Com a compra em um fornecedor de qualidade, é possível aproveitar todos esses benefícios.

As informações foram úteis? Compartilhe o post nas redes sociais e conte para seus contatos sobre esse uso!

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também