4 cuidados na hora de usinar um fuso de esfera
Automação Industrial Dicas para projetos

4 cuidados na hora de usinar um fuso de esfera

O fuso de esferas tem grande importância para a automação industrial. Ele ajuda a movimentar as cargas e estruturar o sistema, de modo que está sempre em contato com outras peças.

Por causa do funcionamento, é comum que tais itens sofram desgastes e percam desempenho. Nesse momento, usinar é o melhor caminho para a manutenção. Além de devolver a performance, é um jeito de aumentar a vida útil e ampliar a qualidade.

Para que não ocorram erros na etapa já mencionada, veja quais cuidados devem ser tomados na usinagem do fuso de esferas.

1. Saiba a hora certa de executar a tarefa

Para oferecer todos os resultados, a modificação desses componentes tem que ser executada no momento correto. Esperar demais leva a uma perda acumulada de desempenho e até ao comprometimento da vida útil do sistema de operação. Também é importante não realizar a etapa muito cedo, pois isso gera um desgaste desnecessário.

Portanto, o cuidado com a usinagem do fuso de esferas começa antes mesmo de o processo ser iniciado. Com o acompanhamento preciso, a análise de indicadores e o levantamento das necessidades, dá para encaminhar os itens para a modificação no momento certo.

2. Confira quais são as indicações do fabricante

É essencial ficar atento às possibilidades e aos limites de cada produto. Para que o fuso seja usinado corretamente, o melhor é recorrer às instruções do fabricante. Afinal, com essas orientações desde o começo as chances de sucesso se multiplicam.

Veja quais são as indicações para o lado do mancal e do motor e quais são as dimensões. Acompanhe as medidas quanto ao diâmetro e comprimento. Assim, é possível manter a segurança do uso e maximizar o aproveitamento.

fuso de esferas

3. Avalie a exigência de usinar as pontas do fuso de esferas

Cada projeto tem características específicas. Por isso, alguns precisam de mudanças que, para outros, não são necessárias. Ao falar do fuso e da usinagem, veja se é fundamental realizá-las nas pontas.

Um bom fornecedor será capaz de ajudá-lo no procedimento, de modo a obter os melhores resultados. No processo padrão, cada etapa acontece de acordo com os catálogos de marca, como visto.

Esse cuidado vai garantir máxima eficiência junto aos mancais, do motor e aos demais componentes. Além de tudo, é um jeito de só realizar o que for estritamente necessário.

4. Tenha máximo cuidado com a precisão

Como os furos de esferas são cruciais para o sistema de automação, a etapa de modificação tem que ser feita de forma muito precisa. O ideal é utilizar equipamentos calibrados e com máxima regulagem, de modo a obter o funcionamento completo dos elementos.

Além disso, é fundamental que sejam operados por profissionais capacitados. Com a união do conhecimento aos dispositivos, é possível melhorar a qualidade do resultado obtido.

O fuso de esferas precisa ser usinado quando o objetivo é ter mais qualidade de vida e desempenho otimizado. Para que tudo saia conforme o esperado, ter esses cuidados é indispensável.

Se quiser saber como selecionar a melhor opção, veja como escolher os fusos de esferas ideais!

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também