4 benefícios de utilizar um redutor planetário nas aplicações de correia dentada e cremalheiras
Automação Industrial Dicas para projetos

4 benefícios de utilizar um redutor planetário nas aplicações de correia dentada e cremalheiras

O redutor planetário serve para diminuir a velocidade de rotação de um sistema. Ao mesmo tempo, serve para aumentar o torque transmitido, o que funciona muito bem em um projeto completo de automação industrial.

Entre as diversas aplicações, ele pode ser usado em um sistema com correia dentada ou cremalheira. De modo específico, essa combinação traz vantagens que impactam o desempenho.

Na sequência, veja quais são 4 benefícios de usar o redutor planetário nessa composição e entenda melhor quais são as suas consequências.

1. A garantia da precisão é um dos aspectos

Como serve para reduzir a velocidade, o redutor em muitas aplicações pode melhorar a resolução de um sistema mecânico e o controle do sistema. Afinal, a energia cinética é transmitida para o torque, o que gera um movimento de maior qualidade. Em casos tradicionais, isso já é positivo.

No entanto, a correia dentada serve, exatamente, para sincronizar movimentos. Ao incluir esse componente mecânico, existe um impacto das forças e momentos resultantes sobre as polias que podem interferir na previsibilidade do movimento.

Com essas características, há mais fatores envolvidos no movimento linear e os cuidados na escolha de um redutor planetário, muitas vezes é essencial para a performance do sistema. Trata-se de elemento mecânico que ajuda o sistema a se tornar mais produtivo e eficiente, de modo a gerar resultados melhores.

2. A alta eficiência dos redutores planetários permitem melhor rendimento do motor

Com o uso de redutores planetários em conjunto com correia dentada ou cremalheira, há um favorecimento da transmissão de movimento. Com dentes internos retificados e ajustados com a mínima folga é possível garantir maior nível de eficiência.

redutor planetário

A aplicação desse componente faz com que o motor não trabalhe na máxima carga, já que o torque de saída multiplica na relação da redução. Além disso, o uso correto garantirá alto torque. Como economizar a potência do motor, é algo que, em médio e longo prazo, otimiza a vida útil do equipamento.

3. O suporte de cargas atende à maioria das necessidades

Outro ponto interessante é que o redutor planetário, conjugado a esses elementos, consegue aceitar uma carga maior. Isso significa que mesmo rotações elevadas podem ser reduzidas e “transformadas” em torque por meio do uso de engrenagens planetárias.

É especialmente útil porque boa parte dos sistemas com torque alto não exige rotações tão alta. Assim, o conjunto ganha versatilidade e pode ser utilizado de maneira prática e conveniente.

4. A distribuição de carga se torna mais eficiente

A justificativa para o uso do redutor planetário inclui, entre outros aspectos, a capacidade que ele apresenta de distribuir a carga. Isso acontece graças à presença de várias engrenagens, que trazem dentes responsáveis por “absorver” os choques.

Com o uso aliado a uma correia dentada ou cremalheira, a superfície de contato se torna maior. Assim, é possível garantir a melhor aplicação industrial, pois a atuação é reforçada.

Com uma distribuição de carga otimizada e uma resistência elevada aos choques, devido a dureza dos dentes retos ou helicoidais do redutor planetário, em geral a capacidade de carga radial e axial atendem as necessidades das aplicações.

Adotar o redutor planetário em utilizações com correia dentada e cremalheiras é especialmente útil e eficiente. Com a escolha de bons equipamentos, o resultado atende às expectativas e pode até diferenciar o negócio.

Para conhecer ainda melhor esses itens, veja quais são as vantagens de utilizar os redutores planetários na indústria.

Posts relacionados

Edilson Cravo

Edilson Cravo

Engenheiro de Aplicação da KALATEC, 23 anos de experiência com mais de 5000 visitas únicas em Indústrias. Especialista em Automação Industrial e apaixonado por Servos Motores, foi treinado nas fábricas EMERSON MOTION CONTROL, YASKAWA, WEG, DELTA, HNC, LEADSHINE e ESTUN. Foi consultor de projetos no Instituto Nuclear Brasileiro, Embraer, Rede Globo, USP (Projeto Inspire) entre outros.

Veja também